Roupas & Histórias
extraordinárias é composta por roupas, figurinos, adereços, máscaras, tecidos, fragmentos têxteis e objetos de arte vestíveis, coletados e colecionados por Arianne Vitale desde o século passado. Ao longo do tempo foram sendo transformados por muitas mãos e corpos que, pelo projeto Figurino em ação, em mutações e mascaramentos, tornaram-se as Figuras Extraordinárias.
O projeto acontece desde 2017 e se tornou objeto de estudos da tese, defendida no Departamento de artes cênicas da ECA/ USP, intitulada “Figuras extraordinárias: a performatividade do figurino em ação em processos transdisciplinares, práticas de reuso, e proposições artísticas e artivistas” pela qual Arianne se tornou, em 2023, Doutora em Artes.
Da tese se condensou o acervo que aglomera todas essas camadas de roupas & histórias de vestir corpos transmutados. E agora é Extraordinárias, acervo de upcycling.
A palavra Extraordinárias está escrita no plural porque é aberta e pronta para transformações e experimentações, e o que é upcycling? é o termo “utilizado para definir o processo que reconfigura o material em novo corpo e novas ações”. (tese p.68)
extraordinárias é arte e vida e está localizada na casa ateliê, numa ruela do Bixiga, no centro histórico de São Paulo, na Bela Vista. O acervo está aberto a visitações e performances vestíveis e são centenas de peças de roupas & histórias contadas por Arianne Vitale e parcerias, exaltando sua paixão pelas artes transdisciplinares que transbordam das artes cênicas e a moda, sempre em expansão e se abrem a novos usos e histórias.